Dormir com uma temperatura muito acima ou muito abaixo do ideal é um fator que pode sim influenciar na saúde. Portanto, é fundamental saber ajustar a temperatura do ar-condicionado.
No caso do verão, a ideia deve ser manter o quarto confortável durante a noite, e não fazer nevar. Para os médicos, a temperatura ideal é aquela que você no máximo se cobre com um lençol para sentir aquela sensação gostosa de acolhimento.
De acordo com a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), a recomendação é regular o ar condicionado em 23°C, tanto para o verão quanto para o inverno – muita gente não sabe, mas como o aparelho evita a troca de ar com o exterior, regula a temperatura ambiente também no inverno.
No caso de locais públicos, a Anvisa fornece uma orientação técnica específica em relação à TEMPERATURA.
Cuide o posicionamento do fluxo de ar
Sentir o vento do ar-condicionado direto no rosto não costuma ser bom para a maioria das pessoas, imagine então na hora que você mais precisa relaxar.
Gelado ou quente, o fluxo de ar projetado direta e continuamente na cara não é legal. Por isso, a dica é evitar que isso aconteça, principalmente durante o sono.
Caso não tenha como escapar do vento insistente, uma solução é regular as aletas do ar-condicionado, também chamadas de direcionadores de ar ou grelhas. Presentes em todos os equipamentos, a maioria dos splits conta com a função “air direction” localizada no controle remoto. Esse botão serve para alterar automaticamente a posição da aleta na evaporadora, sem precisar que o usuário faça isso manualmente.
Para mudar a direção do vento clique na tecla quantas vezes forem necessárias, até a aleta atingir a posição desejada.
Outra funcionalidade presente nos modelos mais modernos é o botão “swing”. Quando ativado, ele faz com que as aletas fiquem em constante movimento, distribuindo de maneira uniforme o ar condicionado. Se o problema continuar, a melhor opção é instalar defletores no aparelho. Essas placas de acrílico colocadas abaixo das unidades direcionam o ar climatizado para cima, impedindo que seja jogado direto nos usuários e evitando o desconforto na utilização do aparelho.
ATENÇÃO para as crianças
Bebês são muito sensíveis a climas bruscos, e isso deve ser cuidado principalmente ao utilizar o aparelho com os pequenos durante o sono. Além de ajustar a temperatura ideal e cuidar o direcionamento do fluxo de ar, é recomendado evitar de utilizar o ar-condicionado durante o período integral de noite, pois o aparelho funcionando durante o tempo inteiro pode fazer a criança ter problemas respiratórios.
Para manter o bebê sem riscos, o melhor é deixar o ar ligado por um tempo antes do banho e desligá-lo quando for fazer os procedimentos com a criança. Pode-se ligar novamente só depois que o filho já estiver com os cabelos bem secos.
EXTRA: Vale lembrar que hoje vários aparelhos de ar condicionado modernos, como os que têm o sistema Inverter, tem um fluxo mais natural, perfeito para o quarto das crianças de qualquer idade. No caso do Inverter, eles são inclusive mais econômicos, pois ajustam o trabalho do compressor conforme a necessidade.
Use a tecla Timer
Para não precisar utilizar o ar-condicionado durante a noite toda e economizar energia, a grande solução é utilizar a tecla Timer, também chamada de “Sleep” em alguns aparelhos. Hoje em dia todos os aparelhos que estão sendo fabricados oferecem essa função.
Assim, se você ligar o ar-condicionado antes de dormir e quiser desligá-lo depois de atingir a temperatura agradável, você pode ativar o Timer no controle remoto e definir o tempo.
Verifique se os filtros do ar-condicionado estão limpos
A limpeza do ar-condicionado é essencial para manter sua saúde enquanto você utiliza o aparelho. Por isso, se você quer dormir com o ar ligado e não ter problemas, é de extrema importância que você faça a manutenção do filtro regularmente.
É indicado que você faça essa higienização pelo menos uma vez por mês, mas se o ar-condicionado for utilizado com frequência, o filtro deve ser limpado de quinze em quinze dias. Importante lembrar também que a manutenção preventiva deve ser realizada de 6 em 6 meses pelo técnico para que assim ele verifique se há algum possível problema no seu condicionador de ar.
Dormir bem é necessário
Noites de sono bem dormidas são fundamentais para a saúde não apenas do corpo, mas da mente também. Portanto, utilize as dicas acima ao ligar o ar-condicionado.
Agora que você sabe que dormir com ele ligado não faz mal, faça o uso correto do aparelho. Além de melhorar sua qualidade de vida com uma noite tranquila, a vida útil do equipamento também é aumentada, ajudando inclusive na economia de energia, como falamos acima.