Funcionamento

Seg-Sex: 08:00 - 17:00

Garantia

Mais proteção para você

Ligue para nós

71 4141-7455

WhatsApp

71 99238-1619

Verdades e mitos sobre energia solar

Vivemos numa época em que, para suprir nossas necessidades, buscamos por alternativas abundantes, que causem o menor impacto negativo possível ao meio ambiente.

Como uma opção sustentável, utiliza-se a energia solar para fornecer eletricidade a sua residência ou empresa, diminuindo seus gastos e ganhando autonomia em relação à concessionária.

Entretanto, é importante entender a diferença entre aquecimento e produção de eletricidade para escolher o melhor sistema e desfrutar dessa energia limpa e renovável.

Energia solar

Disponível gratuitamente na natureza, a sociedade pode se valer desse recurso para economizar e incrementar seus serviços de infraestrutura, ampliando o desenvolvimento da nação.

Assim, sistemas de uso coletivo seriam beneficiados, como iluminação pública, fornecimento de eletricidade para escolas, postos de saúde e centros comunitários. Dentre as possibilidades de usos da energia solar, destacamos a térmica, a fotovoltaica e a heliotérmica.

A partir da insolação, pode-se gerar a energia solar térmica, responsável pelo aquecimento de líquidos com importantes aplicações em residências, indústrias, hospitais, hotéis, clubes, academias e cozinhas industriais.

Através de painéis, a radiação absorvida gera calor, o qual é transferido para a água, que fica armazenada em boilers, reservatórios térmicos, até seu uso.

Criando eletricidade

Apesar dessa prática diminuir o consumo de eletricidade, ela não a substitui, ou seja, é preciso transformar a energia solar térmica em energia elétrica, aquela requisitada por aparelhos eletrônicos.

A conversão acontece em um sistema fotovoltaico do seguinte modo: a luz solar agita as partículas elétricas do material condutor no painel, conduzindo-as por um campo elétrico até um inversor, que a transforma em corrente elétrica alternada, pronta para ser consumida.

Costuma-se utilizar baterias para estocar essa eletricidade de modo a usufruir dela em outros momentos, sem precisar depender da concessionária de energia, é o chamado sistema “off grid”.

Outro modo de transformação ocorre na energia solar heliotérmica, em que espelhos centram a radiação solar num tubo a vácuo para aquecer o líquido no seu interior, gerando um vapor, que alimentará uma turbina elétrica a vapor.

Mitos e verdades sobre energia solar:

Pela falta de entendimento sobre como captar energia solar e, a partir dela, produzir eletricidade ou calor, muitas pessoas deixam de aderir ao benefício desse recurso.

Esclarecer alguns mitos podem contribuir para adquirir o conceito adequado sobre suas possibilidades de usos:

  • Trata-se de uma fonte de energia limpa sem empregar combustível fóssil ou agentes poluentes;
  • Os módulos solares devem ser instalados por uma empresa especializada, que apresentará um projeto a partir da quantidade de eletricidade que precisa ser gerada;
  • O custo dos painéis não é elevado, diminuiu bastante e vale o custo-benefício pela economia que proporciona e por durarem cerca de 25 anos, sendo resistentes;
  • A instalação não prejudica a estrutura do telhado e ainda o mantém refrescado;
  • A produção de energia solar permanece nos dias nublados, mesmo com a radiação mais fraca, o que não prejudica o consumo, já que há o armazenamento de eletricidade ou calor em baterias e boilers, respectivamente.  

Embora acreditem que a instalação seja complicada ou burocrática, a energia solar tem se mostrado como uma ótima medida para economizar e reduzir a emissão de gases no efeito estufa.

Fonte: https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/

Comments are closed.
× WhatsApp