Ao adquirir um ar-condicionado Split, entre as perguntas que fazemos antes de instalar é se perguntar qual o melhor na questão tubulação: cobre ou alumínio? Antes de mais nada, a instalação do aparelho é um assunto importante e deve ser realizada por quem realmente entende. O custo pode ser considerável em comparação ao valor do aparelho, mas um trabalho adequado e o material utilizado de qualidade são fundamentais para o bom funcionamento do produto, e não seria diferente ao falarmos de tipo de tubulação.
Afinal, escolher cobre ou alumínio? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
Por causa dos valores elevados, muitas empresas saíram à procura de soluções para reduzi-los, e uma dessas “soluções” na instalação de Splits é a substituição dos tubos de cobre por outros feitos de alumínio. Mas você sabia realmente que existem grandes diferenças entre ambos e que isso pode influenciar na instalação? Confira abaixo:
Vantagens e desvantagens do Alumínio
Preço
A grande vantagem do alumínio é o valor pago. Por ser um mineral muito mais abundante na crosta terrestre do que o cobre e bem mais leve – sendo aproximadamente 30% do peso cobre – é natural que seu preço seja bem menor.
Por causa disso, o benefício encontra-se nos termos de custo: enquanto um rolo de tubo de cobre flexível de ¼ com 5 metros custa em média entre R$ 50 e 65, o rolo de tubo de alumínio com a mesma medida pode ser adquirido entre R$ 25 e 30 – uma economia significativa em tubulação ao se usar o alumínio ao invés do cobre.
Corrosão
Já uma das desvantagens do uso de alumínio é que, na região de contato entre o metal e as conexões de latão (porcas, emendas, niple, etc.) em presença do ar atmosférico, pode ocorrer o fenômeno chamado corrosão galvânica, ou seja, o alumínio fica poroso no flange, iniciando o vazamento com apenas um ou dois anos de uso.
Além disso, há o fato de ser um material muito mais frágil e fácil de ser amassado, e uma vez danificada a tubulação, não pode ser consertada: deverá ser totalmente substituída.
Outra desvantagem é que o alumínio possui menor condutividade térmica que o cobre, fazendo com que o equipamento demore mais tempo para funcionar. Ou seja, o barato pode sair caro.
Vantagens e desvantagens do Cobre
Eficiência e Resistência
As principais vantagens do cobre é que ele possui maior condutividade térmica, aquecendo e resfriando com maior rapidez – o que favorece a eficiência do aparelho -, e também o fato de que seus tubos são mais rígidos que o alumínio, sendo assim mais resistentes e com menor chance de oxidar. E em caso de degradação, pode ser corrigido através de solda – o que não acontece quando os tubos são de alumínio.
Portanto, apesar de muitos fabricantes do setor ainda trabalharem com alumínio, há felizmente empresas e instaladores que não abandonam o cobre, alegando que visam acima de tudo a qualidade do serviço prestado.
Preço
A única desvantagem do cobre é o preço, considerando que, conforme falamos acima, o cobre costuma custar o dobro do alumínio por não ser encontrado com tanta abundância na natureza. Além disso, é um material mais pesado.
Qual o melhor: Cobre ou Alumínio?
Sendo assim basta decidir: economia ou qualidade?