Como saber se o aparelho que você deseja é compatível com o seu cômodo? Essa é muito fácil: medindo a potência (em BTUs) do seu eletrodoméstico!
Como medir a potência do seu aparelho?
O BTU (British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica) é a unidade que determina a potência de refrigeraçãode cada aparelho. Por isso, na hora de calcular, é ele o produto que queremos encontrar.
Para saber a potência do ar condicionado em BTUs, devemos ficar atentos às seguintes variantes:
- Metragem quadrada do ambiente;
- Exposição ao sol;
- Se o ambiente é comercial ou residencial;
- Número de aparelhos eletrônicos ou pessoas no ambiente.
Para refrigerar um cômodo, são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente for residencial e não tiver muita incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais comerciais ou residenciais onde há raios de luz diariamente.
A quantidade de pessoas e eletrônicos também influenciará no calor gerado no ambiente. Por isso, recomendamos somar ao resultado 600 BTUs por usuário ou aparelho adicional em ambientes residenciais onde não incida muito sol.
Vamos ver um exemplo?
Para ilustrar, vamos imaginar um quarto de 12 m² que acomoda duas pessoas, com pouca exposição diária ao sol e uma televisão ligada. O cálculo do BTU seria assim: 600 BTUs por metro quadrado do cômodo + 600 BTUs pelo segundo usuário + 600 BTUs pelo eletrodoméstico.
12 m² x 600 = 7.200 + 600 + 600 = 8.400 BTUs
Como não podemos utilizar um aparelho menor do que o dimensionado, recomenda-se para esse caso um ar condicionado de 9.000 BTUs.
Fonte: https://coelholima.com.br/