A manutenção visa garantir que o sistema fotovoltaico continue gerando energia ao longo de toda a vida útil nos mesmos níveis de performance esperados durante a elaboração do projeto. Desta forma, o impacto da falta de manutenção é justamente a possibilidade de perda de performance, reduzindo a geração de energia e a consequente economia do consumidor.
Um dos efeitos da falta de limpeza que acentua a degradação dos módulos é conhecido como “hotspot”, que é o aquecimento excessivo de alguma (s) célula (s) do módulo. O aquecimento é causado pelo direcionamento de uma corrente elétrica excessiva para um determinado conjunto de células que esteja sendo sombreada, podendo causar, dentre outras consequências, a trinca do vidro módulo naquela área. Uma das principais causas dos “hotspots” é o depósito de fezes de pássaros.
A melhor maneira de medir os benefícios da limpeza é comparar os resultados da geração de energia antes e após o procedimento.
O monitoramento do desempenho do sistema é realizado através de aplicativo que possibilita verificar quanto energia está sendo gerada e com isso pode-se constatar o desempenho do sistema ou possíveis falhas a serem corrigidas rapidamente.